A BBA Consultoria & Treinamento Empresarial em conjunto com seus parceiros criaram metodologia própria para adequar sua organização à Lei Geral de Proteção de Dados através de mecanismos simples, seguros e eficiente.
A Consultoria em LGPD apresenta um excelente custo / benefício, já que pode ser dimensionada ao tamanho da sua organização, e é resumida nas seguintes etapas:
Iniciamos nossos primeiros projetos com foco em LGPD no início de 2019 e desde então, implementamos constantes melhorias de modo a torna-lo mais simples, flexível e conforme na medida que atendemos os mais variados nichos de mercado, sempre seguindo e baseados nas melhores práticas de mercado.
Assessment
O passo a passo para se adequar com Segurança à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.
Entender se o seu negócio será impactado pela Lei Geral de Proteção de dados. Existem duas formas de você obter essa resposta:
- A primeira é fazer uma leitura seguida de interpretação da Lei nº 13.709/2018 ou (ii) consultar especialistas para prestar informações detalhadas. Também podemos te ajudar neste processo.
- Com a compreensão do texto legal e da abrangência a recomendação é preparar a organização para a condução das iniciativas de adequação. Tratar o tema como projeto corporativo é o melhor dos mundos.
Como projeto, designar um responsável interno para conduzir o tema em conjunto com a consultoria e/ou formar um time disciplinar também é uma excelente iniciativa.
Visando apoiá-los neste processo, elaboramos uma análise de risco inicial, onde após a análise das informações, é possível apresentar: (i) Relatório de Risco Inicial para o seu negócio; e (ii) Dimensionar a quantidade de horas necessárias para início da jornada de adequação que abordaremos a seguir:
Entretanto, antes de encaminhar o questionário recomendamos a realização de uma apresentação técnica do projeto completo de modo a dar aos envolvidos no projeto uma visão global não só do contexto, mas também dos impactos.
- Clique a seguir para agendar uma apresentação comercial do projeto (Agende um horário conosco).
- Realizada a apresentação disponibilizamos o questionário para o responsável. link do formulário.
- Caso seja do seu interesse baixar o questionário e nos encaminhar diretamente às suas informações, clique aqui.
Com as respostas do questionário e o envio do organograma da empresa ou das empresas teremos condições de dimensionar não só as horas necessárias, mas o perfil do consultor envolvido no projeto, sempre como a supervisão da BBA Consultoria e da Vibe IT Tecnologia.
Além do envio da proposta técnica encaminhamos um relatório de risco inicial que tem por finalidade demonstrar aos tomadores de decisão o nível de risco e o grau de comprometimento do negócio.
Caso a proposta comercial seja aceita, é realizado o agendamento da reunião de kick off onde são apresentados:
- Cronograma sugerido
- Termo de Abertura do Projeto
- Dicionário da Estrutura Analítica do Projeto
- Estrutura Analítica do Projeto
Com a documentação assinada é dado início aos trabalhos.
Fases do Projeto
Focos nos registros e na documentação
Identificação, Análise
e Classificação de Riscos
Nesta fase do projeto pode ser inserido cumprimento de obrigações legais (MVP da Privacidade) proporcionando a organização o atendimento aos requisitos mínimos exigidos por lei, de modo a atender ao direito dos titulares de dados pessoais. (recomendado)
Com a entrega do relatório de risk assessment a organização é capaz de avaliar quais as medidas podem ser adotar de pronto e quais aquelas que precisam de um planejamento a curto, médio e longo prazo.
Juntamente com o relatório final apresentamos uma sugestão de plano de ação para que a organização se planeje para atender os gaps identificamos e as recomendações técnicas, físicas e organizacionais.
Novamente, nossa equipe pode apoiá-los nesta fase, não só atuando como Encarregado de dados As a Service como também As a Consulting apoiando e orientando a equipe interna designada.
Importante esclarecer que pode ser incluído nesta fase inicial do processo, a adoção de medidas urgências para preparar a organização a atender minimamente as exigências legais, enquanto o sistema não esteja totalmente implementado.
A organização avaliar o plano de implementação sugerido e de acordo com as suas necessidades, prioridades e orçamento contrata à consultoria para apoiá-la nesta fase de adequação de acordo com os riscos identificados.
Entre em contato conosco em entenda melhor a jornada de adequação com as etapas de Implementação em especial na fase 3 e 4 (link para a página de compliance (SGIP)).
Fale Conosco
Entre em contato conosco para obter mais informações sobre nossos produtos ou serviços.
adicionar rapidamente
nosso contato.